Fotografia: Paula Brandão/ Texto: Leticia Brandão

Pat é fotógrafa, casada com o Leandro (também fotógrafo), mãe do Lucas de 3 anos e do Jorge, de 4 meses.
Sua paixão por fotografia (e pelo fotógrafo, rs) começou na faculdade.
Desde de sempre, nos eventos de família, quem ficava com a câmera na mão registrando tudo e todos era a Pat. Ela conta que na verdade nunca havia pensado na fotografia como profissão, até chegar no curso de comunicação e entrar pela primeira vez no laboratório preto e branco, naquela salinha escura onde revelam os filmes. A partir daí se apaixonou pelo cheiro dos químicos e pelos mistérios da fotografia.
Foi na faculdade também que ela conheceu o Le, seu melhor amigo durante o todo o curso. Ao longo do tempo a amizade e o carinho entre eles foi crescendo e virou paixão!
“Hoje ele é meu marido, pai dos meus dois filhos e meu braço direito em tudo. Desde então tento não me separar mais da fotografia e do Le, rsrs”.

Depois de trabalhar um pouco com publicidade, a Pat resolveu estudar mais sobre fotografia, então ela e o Leandro se mudaram para Milão, na Itália. Eles já eram um casal e foram juntos compartilhar mais uma experiência de vida.
“Lá aprendi muito sobre a história da fotografia e suas milhões de ramificações e principalmente na arte. Estudei muito, fotografei muito e vi muitas coisas lindas na Europa e depois de 4 anos, com essa bagagem toda voltamos ao Brasil e formei minha família com o Le. Hoje, a fotografia é minha profissão e não consigo mais imaginar minha vida sem ela, amo fotografar pessoas, lugares e historias”.

Para conhecer o talentoso trabalho da fotógrafa, clique www.patriciacorvo.com

Continuar lendo...

MOM ROCKS É:
“Conseguir se adaptar a toda essa mudança que ser mãe nos traz.  Cuidar do filho, da casa, da cabeça, do trabalho, dar atenção ao marido, aos amigos, aos pais e toda a família.  Acho que conseguir equilibrar tudo isso com sucesso é ser uma Mom Rocks”.

FAMILIA x TRABALHO
O Jorge tem apenas 4 meses e claro ainda exige muita atenção e cuidados. Com isso, apesar da profissão da Pat ter um horário mais livre, ela ainda está mais focada no pequeno.
“É um grande aprendizado. Com o meu primeiro filho, o Lucas, eu demorei pra voltar a trabalhar pois tinha muita preocupação em deixá-lo e minha atenção era toda voltada para ele. Mas quando voltei a trabalhar, voltei com mais força e vontade. Me foquei em trabalhos com crianças e bebês pois depois da maternidade me senti mais sensível com tudo que envolve este universo. Estou tendo uma ótima oportunidade de viver e trabalhar com crianças, fotografando famílias e moda infantil”.
No dia a dia a fotógrafa dividi todas as tarefas com o marido. Ele trabalha só depois do almoço, então ela aproveita o horário da manhã para agilizar suas coisas enquanto o Le fica com os meninos. Antes de ir para o trabalho ele ainda deixa o Lucas na escola.
Nos finais de semana, quando tem algum evento para fotografar, sua mãe e suas irmãs entram em cena e ajudam muito também, levam o Lucas para passear enquanto o Le fica com o Jorge.

“O MAIOR DESAFIO DA MATERNIDADE É DEFINITIVAMENTE
EDUCAR OS FILHOS, NÃO ACHO UMA TAREFA FÁCIL.
É DIARIAMENTE UMA LUTA PRA MANTER E
PASSAR AOS SEUS FILHOS OS SEUS IDEAIS”. 

DEPOIS QUE SE TORNOU MÃE, O RELACIONAMENTO ENTRE VOCÊ E SUA MÃE MUDOU?
“Acho que sim!  Pra melhor com certeza, hoje entendo muito mais algumas coisas que antes não entendia….”

- COMO É SER MÃE DE DOIS MENINOS?
“Amo ser mãe de menino! Sempre achei que eu seria por ser mais desencanada em relação a arrumar, pentear cabelo essas coisas…. O Lucas é muito carinhoso comigo, é uma delicia. Adoro brincar de super-heróis e aprender coisas de menino com ele”.

- COMO ESTÁ SENDO PARA O LUCAS RECEBER UM IRMÃOZINHO?
“A chegada de um irmão transforma radicalmente a rotina da família toda e , naturalmente o Lucas sentiu isso e se assustou um pouco. No primeiro mês temos que nos dedicar muito ao bebê e ele percebeu a minha ausência.  A válvula de escape dele acho que foi o pai, ele grudou de uma maneira impressionante no Le e isso com certeza foi ótimo, foi o que passou segurança a ele e o fez perceber que estava tudo bem, que ele continuaria a ser amado igualmente, mesmo com o irmão exigindo tanto a nossa atenção. Acho que agora, depois de 4 meses, ele está começando a entender um pouco do que está acontecendo. Ele é bem carinhoso com o Jorge e sempre que preciso ele me ajuda pegando uma chupeta, uma fralda e entendendo os momentos que tenho que ficar a sós com o irmão”.

- O QUE ACHAM INDISPENSÁVEL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS?
“Acho que o limite. Colocar os limites que você acha correto e que condiz com quem você é e o que você quer para o seu filho.  Sempre com muito amor e carinho”.

“ACHO QUE SE VOCÊ NÃO COLOCAR LIMITES AOS FILHOS,
ALGUÉM LÁ NA FRENTE VAI COLOCAR DE UMA
OUTRA MANEIRA BEM MENOS AGRADÁVEL”

- QUAL A MELHOR PARTE DO DIA COM SEUS FILHOS?
“Durante as refeições.  Pra mim é importante sentar todos a mesa e conversar como foi o dia, o que ele achou da aula de artes, o que ele fez com os amiguinhos na escola, perguntar se ele gosta de brócolis ou cenoura. Muitas vezes gosto de cozinhar junto com o Lucas para mostrar como faço os alimentos, acho que é uma maneira de ensinar e ir entendendo mais sobre o meu filho. Já com o Jorge, como ele ainda mama no peito, a comunicação é através dos olhares e carinhos ….”

- QUAL O CANTINHO DA CASA PREFERIDO DA FAMÍLIA?
“A sala é onde todos ficam mais juntos, tem o cantinho dos brinquedos e acabamos nos espalhando mais no chão, fazendo pistas pros carrinhos ou brincando de jogo da memória enquanto o Jorge fica no tapetinho dando risadas”.

 

DICAS GOSTOSAS:
- Passeios no parque ao ar livre sempre que o tempo estiver bom!
- Bicicleta e bola é uma receita básica pra quem tem meninos com energia em casa.
- Se o tempo estiver ruim, casa da avó, dos primos ou de amigos ou uma ótima pedida é o Aquário de São Paulo, é muito divertido, o Lu gostou bastante.

Uma RECEITA pra começar um sábado gostoso é fazendo PANQUECAS !! Aqui em casa sempre tem :)
INGREDIENTES
1 ovo
1 copo de leite
1 copo e 1/2 de farinha de trigo
1/2 copo de aveia flocos finos
1 colher de sopa de manteiga
1 colher sobremesa de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de café de fermento

PREPARO
Bata tudo no liqüidificador e depois despeje numa frigideira bem quente e pronto!
Para o recheio você pode usar Nutella, mel e geléias, fica uma delicia!

 

CRÉDITOS
. foto 22 – O berço tem uma breve historinha: foi herança da família. Era do sobrinho mais novo, que passou para o Lucas e agora é do Jorge!
Ele era branco e a Pat pintou de amarelo para fazer o mix azul + cinza + amarelo, que ela ama!
Kit berço,  Atelier Panacéia
Móbile Elefantinhos,  .rain mobiles, etc
Livro “O livro com um buraco”, autor: Herve Tullet, Ed: Cosac Naif
Livro “100 Aviões de Papel Para Dobra e Voar”, vol.2, autor: Brian Voakes e Hannah Ahmed, Ed: Usborne
Bike de madeira da marca brasileira Camará Movelaria, comprada na loja online E-mini
Bandeirinhas de pano que foram usadas na festinha de 3 anos do Lucas e agora fazem parte da decoração do quarto, Mini.Mimo Festas
. foto 48 – Arte, Diego Zorrozua
. foto 60 – Colar Elos, Cielle Design , presente que a Pat ganhou da irmã quando tinha acabado de descobrir que estava gravida do J!
“Isso marcou um pouco essa nova fase e interpreto que o circulo maior é o Lucas e o menor o Jorge <3″