Fotografia: Paula Brandão/ Texto: Leticia Brandão

Michelle é de Mato Grosso do Sul, nasceu em Campo Grande mas se mudou ainda criança para São Paulo. Nem por isso perdeu o contato com o local pois sempre ia visitar a família que ficou em massa por lá. Ela cresceu, se formou em arquitetura e depois de formada resolveu trilhar seu caminho para bem perto da natureza. Se especializou em paisagismo, abriu seu próprio atelier “Oficina di Casa” que rega, cuida e zela há quase 10 anos, como uma árvore. Hoje já está na fase da colheita dos frutos e trabalha duro para atender a demanda que só cresce, tudo com muito gosto e satisfação.
Assim como no atelier, Michelle se dedica com muito amor a um outro projeto em sua vida. Um projeto onde também plantou duas sementinhas pra lá de especiais. Sementinhas essas que já deram frutos: um se chama Leo (3) e a outra Betina (1). Frutos que continuam sendo regados, cuidados e zelados com muito carinho. Continuar lendo...

INTERESSE PELO PAISAGISMO
Fui criada em contato total com a natureza e o apreço, respeito e dedicação com as plantas faziam parte da rotina da casa. Com isso, fui me interessando pelas floradas e pelas sementes das árvores. Lembro-me que quando pequena, meu pai fazia “helicóptero maluco” com uma semente que ao ser jogada para cima cai em parafuso!!
Depois que me formei ainda não estava 100% realizada. Sempre quis ter meu próprio business, então chamei uma amiga para entrar nessa comigo e resolvi arriscar.

INSPIRAÇÕES
Busco inspiração na própria natureza! Seja ela pura, na praia, na fazenda, em viagens, livros… onde ela se referenciar eu estarei lá, avaliando cada centímetro pra entender como se comporta.

A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA NA CRIAÇÃO
Fui educada à moda antiga, acho que como uma camponesa. Aprendi a costurar, a cozinhar e a plantar e com isso o conhecimento sobre as coisas que vêm da terra aconteceu naturalmente, tudo de uma maneira muito divertida. Lembro-me que a cada fruta que conhecíamos, vinha junto uma apresentacão sobre seu pé. Era o máximo! Estávamos conectados com o meio ambiente o tempo todo.
Quando chegavam as férias, íamos para a casa dos meus avós e enlouquecíamos de tanto brincar em meio às árvores frutíferas. Guerrinha de semente de mamona era um clásscio!

Como moramos em São Paulo nessa vida louca, eu tento sempre ilustrar aos meus filhos os mesmos ensinamentos que tive. Mostrar na rua, em casa, em livros ou na internet as coisas sobre a natureza. A importância do respeito e do cuidado que temos que ter com ela.
A maior influência está na alimentação. É onde eu mais tenho oportunidade de passar a eles os meus aprendizados.

MATERNIDADE
Depois que nos tornamos mãe as prioridades mudam e o maior aprendizado que estou tendo de tudo isso é a união e a força. É desafiador ser mãe e o maior deles é conciliar tudo com harmonia e prazer.

FAMILIA x PROFISSÃO
Me dedico muito aos meus filhos, mas sempre acho tempo e me organizo pra poder manter minha profissão. Eu tenho a sorte de poder estipular meus horários, então consigo deixar um tempo disponível pra eles, isso é maravilhoso!!
Acho que existe uma relação muito próxima entre cuidar de uma família e o meu trabalho com a natureza. Criar uma família é como criar um belo jardim. Plantamos, regamos e cuidamos das sementes com muito amor para depois colher o fruto e poder sentir muito orgulho por todo o trabalho realizado. Ambas exigem muita dedicação.

MOMENTO FAMÍLIA
- O que acha essencial na educação dos seus filhos? Minha presença.

- Quais as atividades favoritas das crianças?  Brincar em parques!

- Qual o lugar preferido da família na casa? A sala.

O QUE É SER UMA MOM ROCK?
É se organizar com tudo o que a vida deu de presente e AMAR o que faz!!!! Assim tudo fluirá naturalmente and lets ROCK!


DICAS:

PLANTANDO EM CASA: nós do Mom Rocks achamos que plantar é uma ótima atividade para realizar com as crianças, elas podem aprender brincando. Por isso, pedimos para a Michelle nos ensinar um passo a passo rápido e prático de como plantar uma mudinha de planta ou flor.

1) escolha um vaso de sua preferência
2) encha o fundo com pedrinhas
3) coloque a terra por cima das pedrinhas até a metade do vaso
4) misture um pouco de adubo
5) coloque a semente e complete com um pouco mais de terra
6) para finalizar, regue com um pouco de água!

LUGARES E PARQUES EM SÃO PAULO PARA FREQUENTAR COM AS CRIANÇAS:
- Atividades do MUBE
- Pq. Burle Marx
- Pq. Ibirapuera
- Pq. Villa Lobos
- Pq. do Povo

 

CRÉDITOS:
- foto 4 / 10 / 13: Arranjos florais Officina di Casa
- foto 9: Banco Eliane Goes
- foto 13: Luminária L’oeil
- foto 46: Cerámica Stella Ferraz
- foto 50: Cabides de pano Helena Magano
- foto 57: Quadrinhos animais Tok & Stok