Fotografia: Paula Brandão/ Texto: Leticia Brandão

Maria Mello é designer e diretora de arte.
Desde 2002, dirige seu próprio estúdio, desenvolvendo projetos editoriais e de identidade visual.
Tem grande experiência no meio editorial, trabalhando em títulos de temas variados como informação, celebridades e moda. Atualmente, trabalha também como freelancer. www.mariamello.com
Seu mais novo projeto é o Ateliê Romã, onde desenvolve produtos a partir de gravura em linóleo, tudo feito a mão, como o calendário de 2013.

Sabe quando tudo é pensado e feito com muito carinho e amor?
Assim também é a casa da Maria, que mora com o marido Rodrigo, seu filho Joaquim, de 4 anos e com os gatos Lola e Mao. Continuar lendo...

Antes de se mudarem para o apartamento onde moram hoje, fizeram uma reforma. Com ajuda da mãe, que é arquiteta, transformaram a casa no universo deles. Os azulejos da cozinha por exemplo, foram escolhidos a dedo e montados na ordem escolhida por eles.
A cama do casal e a poltrona Mole, ambos do designer Sergio Rodrigues foram herdados do avô, arquiteto.
O quadro em cima da cama foi feito pelo pai, médico. A cama do Joaquim também foi herdada de um amigo. A estante de livros no corredor  foi desenhada por ela mesma para receber a coleção que Rodrigo trouxe na mudança e que não para de crescer. Maria tem muita vontade de desenhar mais móveis, seu próximo projeto é um buffet.

Enfim, desta mistura toda de objetos antigos de familia, de valor sentimental, com objetos atuais e coisas desenvolvidas por eles, Maria conseguiu criar um ambiente charmoso, rico em afeto, onde a essência da familia transborda.
“Não penso muito quando estou decorando minha casa, a coisa vai acontecendo, estou sempre mexendo. A poltrona e a cama do Sergio Rodrigues apesar de antigos, têm um design super atual. Minha mãe disse uma vez, “um bom arquiteto ou designer é aquele que desenvolve projetos que envelhecem com dignidade”.

Os cuidados vão além. Durante a gravidez, Maria passou a levar uma vida mais saudável e manteve o mesmo ritmo depois que teve o Joaquim. A alimentação passou a ser mais natural, com alimentos orgânicos e caseiros.
“Sei que meu filho vai ter acesso a produtos mais industrializados, não sou mega regrada com relação a isso, mas aqui em casa prefiro que seja tudo o mais natural possível”.
E o Joaquim entrou no esquema numa boa, come de tudo! Inclusive, uma das coisas que ele adora fazer com a mãe é ajudá-la na cozinha, todo final de semana se juntam para fazer pão caseiro.

Outro ponto que nos chamou a atenção foram os livros, vários, um corredor inteiro deles. Como os livros são importante para eles. Maria tenta evitar que o Joaquim assista muita TV, principalmente propagandas.
“Toda semana ele ganha um livro do pai. Neste mundo consumista em que vivemos hoje, tentamos passar a importância de ler um bom livro”.
Quando está na frente da TV é para assistir a algum filme. O favorito do momento é o “Cassiopeia” , primeiro longa-metragem nacional de animação. Presente que ganhou do Nello, o produtor do filme e fundador da Cantina Nello’s.
Joaquim também luta kung fu, faz natação e brinca muito.
De manhã, quando ele está na escola, Maria aproveita pra se dedicar a ela.
Trabalhando como freela, consegue administrar seu tempo de uma maneira mais flexível. Ela curte fazer yoga e caminhar, e a noite se reveza com o marido para sair com as amigas pelo menos 1 vez por mês.

“O grande lance de ser mãe é acompanhar o processo de crescimento do seu filho e perceber que pode ser você mesma. Quando o bebê nasce, parece que estamos numa grande bolha, a dedicação é muito intensa. Mas depois que eles crescem um pouco mais, você se descobre de novo. É muito legal ver ele se virando sozinho, fazendo as coisas que nós ensinamos”.

Outras coisas que gostam de fazer juntos:

- Desenhar na parede de lousa ouvindo música, o disco preferido do Joaquim é dos Beastie Boys.
- Andar de bike ou a pé pelo bairro “faço muitas coisas por aqui e o Joquim sempre me acompanha, é um momento muito nosso”.

 

Créditos:
Ilustração Speto / foto 06
Animal Artwork Junzo Teraza / foto 015
Calendário 2013 Ateliê Romã / foto 025
Flores A Bela do Dia / foto 044