Fotografia: Paula Brandão/ Texto: Leticia Brandão

Formada em Negócios da Moda, a estilista Kika Aidar vislumbrou a possibilidade de ter seu próprio negócio. Construiu com mais duas amigas e sócias a marca Norità. Tudo começou com seus trabalhos de faculdade nos quais desenvolveu coleções, marca, logo, loja, enfim… uma empresa de moda.
Influenciada pela figura forte e marcante de sua avó Norita, uma mulher à frente de seu tempo, que vestia com liberdade o que ninguém ousava, Kika começou a criar peças para vender para as amigas em bazares organizados por ela mesma, e a partir daí foi construindo a imagem do que é hoje a Norità.
Em 2007, com a saída das sócias, a marca tomou outro rumo. Um rumo de vôo solo onde além de criar peças únicas e cheias de personalidade, Kika atende também suas clientes prestando consultoria de moda e estilo. Em 2009, a charmosa loja que durante seis anos sediou a grife foi substituída por um atelier em Pinheiros para reforçar – ainda mais – a essência exclusiva da marca.
“O caminho que sigo para a marca hoje é ter mais tempo para criar, sem horário para começar e acabar, poder ter mais flexibilidade para estar com as minhas filhas, viajar e ter mais qualidade de vida. Acredito que muitas das inspirações vêm nestes momentos e não sentada apenas na frente de um computador fazendo pesquisa e vendo o que os outros estão fazendo. Observar o trabalho de outros e pesquisar o mercado faz parte de todas as profissões, mas na moda precisa ter autenticidade além da criatividade para criar peças autênticas e diferenciadas.”

E é com esta autenticidade que a Kika também cuida de sua família. Podemos dizer que ela é uma mulher de personalidade única, forte e corajosa e passa esta segurança às filhas Penelope (2 anos e sete meses) e Maite (1 ano e três meses) de uma forma tranquila, cheia de sintonia e cumplicidade…é o que vemos no ensaio a seguir!  Continuar lendo...

MOM ROCKS
Para Kika, ser uma Mom Rocks é ser agilizada e flexível para qualquer imprevisto que possa acontecer. Estar sempre pronta e ter muito amor para dar e passar para nossos pequenos.
Depois que se tornou mãe, suas prioridades mudaram de foco. Agora o bem estar das filhas é que estão em primeiro lugar.

DESAFIO
Criar um filho já é um grande desafio. E criar duas filhas com idades tão próximas?
Para a Kika, o grande desafio disso tudo é fazer com que as meninas sejam parceiras e amigas, que saibam compartilhar tudo: amor, companheirismo, amizade …
Kika acha indispensável passar a importância dos valores humanos para as filhas. Mostrar a sabedoria de conviver em grupo, serem educadas e gentis com o próximo e menos materialistas possível.

GESTAÇÃO E PERSONALIDADES
Esta semana surgiu um debate interessante numa conversa despretensiosa: a gestação interfere na personalidade das crianças?
E ai tivemos a oportunidade de fotografar a Kika! Aproveitamos e fizemos a pergunta a ela. “As minhas gestações foram bem parecidas, e minhas filhas são muito diferentes. Acho que a personalidade de cada um já nasce com a criança. Acredito muito também em astrologia, signos. A Penelope é bem leonina e a Maite é bem Sagitariana.
A Penelope por exemplo, já quer escolher o que usar e para a Kika isso não é um problema. Ela nos conta que nestas horas não existem muitas divergências já que a pequena tem um gosto bem parecido com o da mãe. Além do que Kika garante que não tem nada no guarda roupa das filhas que ela não goste.

ESPAÇO DE BRINCAR
Quando a Maite nasceu, as meninas dormiam em quartos separados. Mas quando ela completou 1 ano, Kika resolveu juntá-las em um quarto só, para dormirem juntas. Ela acredita que até o primeiro ano de vida foi saudável deixar as irmãs separadas por que os horários são diferentes, e ela preserva muito o sono de cada uma. Mas depois disso, juntá-las foi uma ótima decisão. “As duas dormem super bem a noite toda e se fazem companhia. Acredito que a Maite se sente mais segura de ter a irmã por perto.”

O lado positivo disso tudo é que elas também ganharam um novo espaço de brincar. O antigo quarto da Maite virou uma bela brinquedoteca, onde a bagunça e a liberdade são permitidas! Com móveis mais baixos e brinquedos a mão, um tapetão estampado e pronto, já temos um ambiente propício para deixar a brincadeira rolar solta.

- Que programas gostam de fazer juntas?
Andar de bicicleta, ir pra praia e pra fazenda. Andar a cavalo e brincar de massinha!!!

CASA
- Que parte da casa gostam de curtir mais?
” A cama da mamãe! Mas só para brincar, para dormir NUNCA!”

– Você trabalha com moda e lifestyle, como isso se reflete na decoração da sua casa?
“A Norità sempre teve um estilo étnico, asiático. Acho que acabei trazendo isso pra dentro de casa. Optei em morar num apartamento menor em São Paulo, perto da família  e da escola das crianças para ter mais qualidade de vida e sempre viajar aos finais de semana quando possível.”

DICAS
- Qual sua dica de moda para os pequenos? E para as mães?
“Conforto em primeiro lugar e versatilidade. Tenho muita aflição de vestidos armados e cheios de laços. Me dá a impressão de que a criança não consegue nem andar direito.  Idem para as mamães, mesmo de salto procurarem usar sapatos confortáveis e peças que permitam ter flexibilidade.”

- Filmes infantis?
“O Rei Leão e Aladdin.”

- Livros infantis?
“O pequeno Príncipe e Os três Porquinhos.
Mas as histórias que elas mais gostam são as que a mamãe e o papai inventam!”

– Passeios com a criançada por SP ou outras cidades?
“Casa da vovó e dos amigos. Além de estar sempre perto da natureza!

DICA MOM ROCKS – Brincadeira Construtiva
Quem nunca se jogou no armário da mamãe e saiu montada como a própria?
Brincar de se fantasiar é uma delícia e com os acessórios dela é melhor ainda.
O ensaio da Kika teve este momento divertido que virou uma brincadeira deliciosa.
Com lenços e acessórios podemos fazer coisas incríveis. Montar um turbante e acrescentar com colares coloridos. Ou um simples tule e um pedaço de elástico podem virar uma saia de bailarina, , e por aí vai…. O importante é soltar a imaginação!

CRÉDITOS
foto 01 - Kika veste: Regata Roppà e saia Norità
Penelope veste: camiseta Balangandã, legging Carter’s e saia dançarina comprada num brecho nos EUA
Maitê veste: vestido Carter’s
foto 03 – Painel em madeira pintada Onças - Dimas Bontempo
foto 11 – Obra do artista plástico Andrá Crespo
foto 12 – Jarra de cerâmica Vértices Casa exclusiva para UMA
Livro Beatriz Milhazes
foto 20 – Colares e lenços acervo Kika Aidar
foto 25 – Ilustração Giovana Venturini
foto 30 – Tapete Tok & Stok
foto 36 – Mandalas Giovana Venturini
foto 46 – Ilustração Rita Wainer
foto 47 – Cavalinho de pau e tecido produzido pela própria Kika