Fotografia: Paula Brandão/ Texto: Leticia Brandão

“ENTREGA” - Em apenas uma palavra a Fernanda descreveu o que significa a maternidade para ela. E é o que ela vem aplicando com seus pequenos, Theo de 5 anos, e Flora de 2 anos.

“Ser mãe é entender quem somos, e do que somos feitos. Olhar diariamente para nós mesmos e nos perceber como seres humanos e o que queremos passar para esses pequenos. Criar e educar um filho não é simples, é um aprendizado diário. As crianças nos ensinam a amar incondicionalmente, é o verdadeiro significado da palavra entrega”.

Continuar lendo...

Fernanda é terapeuta ayurvédica e estuda as filosofias da medicina indiana além de praticar yoga. Acredita que seu propósito de vida é levar estes conhecimentos adiante para seguir o caminho da evolução da consciência e de alguma forma plantar nas pessoas a sementinha do amor, paz, bem estar, união e conexão com a própria essência.
Quando Fernanda estava grávida de 4 meses do Theo ela quebrou o pé e teve que passar por um resguardo, dando uma pausa nos atendimentos que fazia. Entendeu que era um momento de recolhimento e preparação pelo qual deveria passar. Mas foi quando Theo nasceu que ela realmente realizou que não conseguiria voltar a trabalhar tão cedo.
Mais tarde chegou a Flora, e este foi mais um processo de entendimento sobre a maternidade pelo qual Fernanda passou.

“Não foi fácil. Mas eu escolhi parar de trabalhar pra ficar com o Theo e depois com a Flora. Eu sempre amei meu trabalho, sou  apaixonada pelo que faço, mas eles precisam muito da presença da mãe nos primeiros anos e eu fico muito feliz com a minha decisão. Continuo fazendo cursos e estudando sempre. E em breve estarei de volta”.

A família acorda bem cedinho e dorme cedo também. Depois do café da manhã costumam ler livros, brincar na salinha ou dão uma chegada até o clube. A tarde o Theo vai pra escola, e a Flora ainda fica em casa e tira uma sonequinha pra repor as energias.

EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DE VIDA
Fernanda acha indispensável ensinar o que você pratica, só assim acredita que as crianças entenderão aquilo como verdade. Além de dar muito amor, respeito e limites.

“ Crianças precisam ser escutadas sim, mas precisam de alguém que dê segurança e limite, precisam encontrar suas capacidades aos poucos conforme crescem. E nesse mundo de hoje, tão caótico, com muitos estímulos e tecnologia acho muito importante ensinar o caminho espiritual, o caminho do coração e da conexão com a natureza e o todo”.

Desde sempre ela aplica em casa os ensinamentos da filosofia ayurveda, faz parte não só do seu trabalho mas é seu estilo de vida, por isso pratica no dia a dia e introduz às crianças explicando e praticando com elas. Theo já entende bastante sobre meditação e todos os dias pede pra mamãe fazer uma massagem. Além disso Fernanda estimula os dois com muitos livros infantis sobre o assunto. Fazem orações com mantras antes de dormir, “eles adoram e cantam juntos” – completa ela.

DICAS PARA AS CRIANÇAS
* LIVROS
Segue algumas dicas de livros infantis pra ler com os pequenos ;)
Yoga com os bichos, do autor e professor de yoga João Soares
Vamos brincar de estátua, das autoras Márcia de Luca e Lúcia Barros
Quietinho feito um sapo, da Eline Snel
(a Fernanda já tinha nos indicado este livro e fizemos um post sobre ele no instagram do Mom Rocks @momrocksbrasil )

*FILMES
Outra dica bacana que ela nos passou é sobre um documentário que assistiu recentemente no Netflix chamado Givenque conta a história de uma família de surfistas e seus dois filhos pequenos numa viagem pelo mundo, contada através da perspectiva do menino de 6 anos. Inspirador!

* PASSEIOS EM SP
Passeios deliciosos e construtivos:
- Museu de Zoologia da USP“já fomos várias vezes e é bem bacana, eles adoram os enormes esqueletos de dinossauros!”
- Museu Catavento, no Parque da Água Branca
- Jardim Botânico“Vale a pena fazer um piquenique por lá. É lindo e nem parece que estamos em SP!“

No blog da Fernanda Tudo de Om, podemos encontrar essas e muitas outras dicas e informações bacanas sobre terapia ayurvédica, massagens, meditação, livros, pensamentos etc. Seu instagram também é recheado de belas imagens e mensagens inspiradoras @omtudodeom

DECORAÇÃO
A decoração também recebe influências do estilo de vida da Fernanda, sua casa é muito colorida, iluminada e super aconchegante. Encontramos quadros de deuses indianos espalhados pelas paredes da morada além de moveis de estilo étnico, muita textura, estampas e cores.
Na hora de decorar ela segue sua intuição e do seu jeitinho faz a casa ter vida, influenciando positivamente a energia do ambiente e das pessoas que moram e que passam por ali!

“De manhã bate muito sol na sala e sempre ficamos por lá no sofá ou então no tapete do quarto do Theo. Ficamos deitados lendo e montando Legos. Em cada cantinho tem uma lembrança de que tudo é sagrado, um pequeno altar. Theo tem um altar no quarto dele que ele mesmo pediu e montou.“

E para fecharmos este lindo ensaio com boas energias, segue mais uma boa dica da Fernanda para o dia a dia ser mais leve e carregado de boas energias.
PARA AJUDAR A DIGERIR TOXINAS DO CORPO E TER UMA BOA DIGESTÃO
Como sou terapeuta ayurvédica, sigo alguns rituais na minha rotina. Coisas simples que podem ser benéficas para todos. Para ajudar a digerir as toxinas do dia anterior, ao acordar em jejum, beba uma xícara de água morna com gotas de limão e espere uns 20 minutos pra tomar o café. Para ajudar na digestão: trinta minutos antes do almoço e jantar corte uma fatia fina de gengibre, pingue gotas de limão e uma pitada de sal e mastigue”.

Namastê !